Psicologia

10 dicas para diminuir a ansiedade

A ansiedade é um mal-estar físico e psíquico que acomete milhares de pessoas, sendo que ninguém está livre de ser ansioso(a), mas esta problemática pode atingir um nível muito alto. Por sua vez, tornando a vida de inúmeras pessoas mais difíceis. Porém, devemos destacar que a ansiedade é uma emoção puramente humana.

A ansiedade pode, a depender do seu nível, prejudicar uma vida. Afinal, a ansiedade pode acarretar uma serie de problemáticas que faz com que a pessoa fique inibida, a saber, medo, insegurança, aceleração dos batimentos cardíacos, sudorese e outros.

Tendo em vista toda esta problemática nós decidimos destacar 10 dicas super importantes de como diminuir a ansiedade. Mas deixamos claro que essas dicas não substituem a ajuda profissional de um médico e de um psicólogo. Afinal, um processo medicamentoso com auxilio de psicoterapia são, indubitavelmente, insubstituíveis.

Acompanhe as dicas que selecionamos:

Dica de número um

Pratique exercícios físicos.

Praticar atividades físicas é um ótimo remédio para quem possui ansiedade, isso porque a atividade física eleva o nível da produção de serotonina no corpo. A serotonina é uma substancia que aumenta no corpo a sensação de prazer.

Dica de número dois

Evitar pensamentos negativos.

Pensamentos negativos fazem com que as pessoas sintam-se impotentes em relação à situação e o pensamento vivenciado. A pessoa deve evitar ter contato com sentimentos de catástrofe, pois eles podem invadir sua mente a depender do nível de sua ansiedade.

Dica de número três

Tente fixar seus pensamentos no presente.

Deslocar o pensamento para o passado ou futuro poderá comprometer a vivência do momento. Afinal, uma pessoa que possui ansiedade tente a relacionar experiências passadas com as atuais, a mesma também pode associar o presente com o futuro; por sua vez, comprometendo o presente ao projetado. Viver o instante presente é uma dádiva. Afinal, só existe liberdade no presente.

Dica de número quatro

Esteja sempre ao lado de quem você ama.

O mundo é complexo e em certas vezes podemos até dizer que paradoxal. Logo, preencha seu mundo com pessoas que te façam bem, pessoas que te amam, pois essa relação irá gerar em você mais confiança. Ter confiança em si mesmo é um grande salto para poder lidar com a problemática da ansiedade.

Dica de número cinco

Trabalhar a forma como você respira, ou seja, aprender técnicas de relaxamento.

O relaxamento físico quanto o psíquico são formas de lidar com a ansiedade, o medo, angustia e outros. Logo, praticar algo que o faça relaxar irá promover em si um grande relaxamento, este relaxamento pode ser de uma prática de ioga até um curso de pintura em tela, de um jogo de xadrez até um jogo virtual, as possibilidades são muitas. Cabe você decidir o que fazer. Afinal, apenas você sabe o que pode te fazer relaxar.

Dica de número seis

Pare de deixar as coisas para amanhã.

Essa dica vai de encontro à dica de número três. Afinal, o que você tem para fazer hoje não pode ser deixado para ser feito em outro dia, em outro momento. Novamente, o presente é uma dádiva.

Dica de número sete

Tire a lente de aumento de sua vida.

É comum que as pessoas que possuem ansiedade em nível bastante alto façam com que as coisas aumentem de tamanho, uma simples decisão se torna um tormento, não aumente os seus problemas além do tamanho que eles possuem.

Dica de número oito

Respeite suas limitações.

Essa dica é um lembrete que você não é perfeito, você é um ser humano falho como qualquer outro. Logo, aprenda a pedir ajuda quando sentir que não consegue mais lidar com a situação.

Dica de número nove

Ponha tudo que você sente para fora.

Essa dica esta intimamente relacionada ao processo psicoterápico. Logo, procure um psicólogo. Caso você alegue que não possui condições financeiras para solicitar atendimento psicológico, procure o SUS, caso não acredite no SUS devido à longa espera, existe nas instituições de ensino superior algo chamado clínica escola. Todavia, as instituições de ensino superior que possui curso de psicologia, sejam públicas ou privadas oferece esta modalidade de atendimento gratuito.

Dica de número dez

Aprenda que se você errar o mundo não irá acabar.

Aprenda a lidar com suas frustrações, pois independente do resultado de suas ações o mundo continua.