Psicologia

Um pouco de Gestalt

A palavra “gestalt” é de origem alemã, nós não possuímos uma tradução para esta palavra, mas o mais próximo que temos é “forma”, ou seja, a gestalt é o estudo das formas. Gestalt é uma abordagem psicológica, também é fundamento teórico para outras abordagens tidas como fenomenológicas e existenciais.

Criada por psicólogos alemães: Max Wertheimer, Wolfgan Hohler e Kurt Koffa no principio do século XX. A gestalt tem como objetivo de estudo o comportamento. Os behavioristas também utilizam o comportamento, mas na gestalt o comportamento é estudado de forma isolada (levando em consideração dados do comportamento consciente).

Vale ressaltar que nesta perspectiva é bastante importante analisar como o sujeito percebe. Os criadores dessa abordagem dedicaram-se ao estudo da percepção, solução de problemas, aprendizagem e etc…

Para a gestalt, nós não resolvemos problemas por tentativa e erro, nesta perspectiva de pensamento nós temos que criar soluções de forma ampla. É importante compreender que aqui a percepção é uma totalidade. No mais, outro ponto abordado é o isomorfismo.

Isomorfismo (formas iguais, uma parte do todo representa o todo). Sendo a parte sempre relacionada ao todo. Quando eu vejo uma parte de um objeto, ocorre uma tendência à restauração do equilíbrio da forma, garantindo o entendimento do que estou percebendo (essa é uma das formas de agrupar para tentar “fechar” determinada situação).

A nossa percepção do estimulo é mediada pela forma como interpretamos o conteúdo percebido. Se não houver equilíbrio nos elementos percebidos, simetria, estabilidade e simplicidade, nós não alcançaremos a boa forma. A tendência da nossa percepção em buscar a boa forma permitirá a relação figura e fundo. Quando isso não ocorre torna-se difícil distinguir o que é figura e o que é fundo.

Encontramos na teoria da gestalt uma relação entre dois meios, a saber, existe o meio geográfico e meio comportamental, refere-se ao conjunto de estímulos determinantes do comportamento que é denominado pelo meio.

Meio geográfico: é o meio quanto tal, o meio físico em termos objetivos.

Meio comportamental: é o meio resultante da interação do indivíduo com o meio físico.

—————————

Referências

FILHO, João Gomes. Gestalt do Objeto: sistema visual de leitura da forma. Setembro de 2006.

ENGELMANN, Arno. A Psicologia da Gestal e a Ciência Empírica Contemporânea. Jan-Abr 2002, vol 18, n1, PP 001-016.