Wordpress Blogger

Por que eu devo criar um Blog ou Site?

Quando eu passei a ter acesso a internet eu não sabia o que era um blog ou site, sempre naveguei em blogs e nunca me perguntei como uma pessoa fazia para ter um determinado conteúdo na internet, conteúdo da forma como eu lia.
Porém, eu fiquei curioso em saber como colocar um texto na internet para que as pessoas pudessem ler. Afinal, eu passei a desejar que as pessoas pudessem ler o que eu escrevia. Por conseguinte, eu me deparei com o termo “blog”, algo que eu nunca tinha ouvido falar. Eu lia os blogs e não sabia o que era um blog, isso ocorreu em minha adolescência.

Afinal, por que ter um blog?

Irei apresentar cinco pontos para responder essa questão que pode despertar interesse em você, que hora me lê, a criar seu próprio blog. Afinal, todos nós queremos ser ouvidos.
Primeiro ponto: ter um blog irá proporcionar mais conhecimentos a sua pessoa, isso porque para que você possa mantê-lo você deverá fazer diversas pesquisas acerca daquilo no qual você pretende escrever.
Não é necessário ser um especialista no assunto para poder escrever, basta pesquisar e escrever com sua linguagem aquilo que você compreendeu de sua leitura.
Segundo ponto: você irá começar a aprender sobre linguagens que antes não compreendia, essas linguagens são referentes a como criar um blog, como configurar, como personalizar, monetizar e outros.
Terceiro ponto: você irá conhecer várias pessoas com um blog, fará muitas amizades, responder comentários acerca daquilo que você escreveu. Afinal, escrever, saber que seu conteúdo foi lido por outras pessoas e que o mesmo teve vários comentários é, indubitavelmente, satisfatório para qualquer pessoa que possui um blog.
Quarto ponto: Você terá um espaço só seu onde você poderá escrever e fazer o que quiser desde que esteja de acordo com as leis vigentes.
Quinto ponto: você poderá ganhar dinheiro com o seu blog. Afinal, você poderá monetiza-lo e ter uma renda extra.

Ter um blog é trabalhoso?

Sim! Afinal, você terá que ler sobre o tema no qual irá escrever, terá que escrever e dedicar muito tempo do seu dia para fazer essas atividades citadas.
Todavia, não se iluda pensando que a vida de geração de conteúdo na internet é algo fácil e simples, pelo contrário, as coisas são bastante difíceis, principalmente no início. Porém, você deve tomar consciência que as coisas tendem a melhorar com o passar do tempo.

Quanto eu terei que gastar para ter um blog?

Acredito que você já ouviu a frase “não existe almoço grátis”, ou seja, nada é de graça. Porém, existe plataformas que fornecem espaço para que o iniciante crie uma conta e faça o seu blog, mas você deve ter que este tipo de serviço é bem limitado.
Blogger e WordPress são as duas maiores plataformas de criação de blog e conteúdo ao meu ver, sendo que as duas fornece ao iniciante um espaço grátis para criação do seu blog, mas é aquela questão: você estará colocando o seu conteúdo em uma terra que não é sua.
Todavia, se uma pessoa quiser ter um blog profissional, a mesma terá que investir um pouco de seu dinheiro. Porém, não se assustem, pois não é muito.
Para que uma pessoa tenha um blog profissional, a mesma terá que contratar um domínio e um serviço de hospedagem. O domínio será pago uma vez por ano, esse custa em torno de cinquenta reais, o próximo serviço a ser contratado é o de hospedagem do seu blog, esse você irá pagar por mês, podendo variar de quinze a vinte reais.

O que é um domínio?

Imagine que você tem uma empresa e quer colocar a mesma na internet, sua empresa possui um nome, exemplo: Padaria Melo. Logo, o domínio será a extensão da sua empresa física para a digital, a saber, “padariamelo.com.br” ou “padariamelo.com”. Existem outras extensões de domínios, mas estas duas são as mais recomendadas por estarem no imaginário coletivo das pessoas, mesmo elas não entendendo de informática.

O que é uma hospedagem?

Vamos pegar o exemplo da padaria que demos no domínio, sua padaria física possui produtos, por sua vez, a digital também terá. A questão da hospedagem é você ter um espaço onde você pode colocar seus conteúdos. Para ficar mais claro: suas mercadorias estão guardadas em sua padaria, já os seus conteúdos como imagens, textos e outros estão guardados em sua hospedagem.

É possível ganhar dinheiro com blog?

Sim! Existem inúmeras plataformas de afiliados onde você poderá se inscrever, tendo sua inscrição aceita você poderá colocar os anúncios disponíveis em seus blog. Por conseguinte, você irá ganhar dinheiro fazendo algo divertido, algo que você gosta.
Contudo, para ter retorno financeiro com um blog você vai ter que investir. Afinal, não espere ganhar rios de dinheiros com o seu blog estando em uma plataforma gratuita. Ter um domínio e hospedagem é, indubitavelmente, fundamental para diferenciar você no mercado.
Todavia, muitas pessoas vivem de blog, iniciam fazendo um blog para divulgar algo e, posteriormente, monetiza e começa a ganhar uma renda extra, podendo no decorrer de sua carreira como blogueiro viver apenas disso.