Ufologia

O que é Ufologia?

O blog Temas Variados cria uma nova categoria em seu espaço com essa postagem. Afinal, a partir desta postagem a palavra “ufologia” se torna uma categoria do nosso blog, é por isso que iniciamos esta categoria com a pergunta — o que é ufologia?

Quem acompanha o nosso blog, sabe que sempre partimos de uma definição etimológica para que depois possamos partir para uma definição geral no que consiste nossa atualidade. Por sua vez, para que possamos entender o significado da palavra “ufologia” no que se refere sua etimologia, nós devemos compreender que esta palavra possui origem em dois idiomas, a saber, o inglês e o grego.

Definição etimológica

Iniciaremos a definição etimológica com o idioma inglês para que possamos, posteriormente, apresentar o idioma grego. Afinal, a palavra “ufologia” inicia com o idioma inglês e termina com o idioma grego.

Ufologia é uma palavra que, por si só, se divide em duas, a saber, “ufo” e “logia”. Sendo que a palavra “ufo” é uma sigla de três palavras do idioma inglês. A sigla UFO designa “Unidentified Flying Object” que em nosso idioma corresponde a “Objeto voador não identificado” que, por sua vez, é representado em nosso idioma como OVNI.

Sigla em inglês

Palavra em inglês

Palavra em português

UFO

Unidentified Flying Object

Objeto voador não identificado

Agora nós iremos trabalhar a palavra “logia”, essa advém do idioma grego, a mesma equivale em nosso idioma a “estudo ou tratado”. Logo, a palavra “ufologia” consiste, etimologicamente, em um estudo ou tratado acerca dos objetos voadores não identificados.

Definição geral

Em termos gerais, a ufologia e seus seguidores que se denominam “ufólogos” defendem a existência de objetos voadores não identificados como sendo provenientes de outros planetas, ou seja, ufólogos defendem a existência de vida extraterrestre.

Contudo, como estamos no Brasil nós devemos tomar cuidado acerca da definição de “objeto voador não identificado”. Afinal, se uma aeronave de outro país adentrar em território nacional e não se identificar, a mesma irá ser considerada uma aeronave não identificada que, por sua vez, se assemelha com a definição de objeto voador não identificado. Os objetos voadores não identificados no qual os ufólogos trabalham são aqueles que não possuem identificação de nenhuma nação, objetos que aparecem e desaparecem no espaço sem que possam ser identificados como aeronaves feitas em nosso planeta.

Ufologia é ciência?

Atualmente a ufologia não é considerada uma ciência, assim como também é desconsiderada como um saber válido para humanidade segundo alguns cientistas. Porém, a ufologia vem ganhando muitos adeptos, até mesmo cientistas vem revendo suas posições acerca de vida além do nosso pequeno e simplório planeta. Afinal, o universo é incrivelmente grande e cheio de inúmeras possibilidades.

Conspirações dos governos internacionais

Muitos ufólogos defendem uma hipótese de que os governos das diversas nações mundiais encobrem muitas coisas, pois a humanidade não estaria pronta para uma realidade interplanetária.

A noção de que existem conspirações entre as nações é um ponto muito forte entre muitos ufólogos. Porém, não é unanimidade.

Também existem ufólogos que acreditam que os objetos voadores não identificados sejam aeronaves fabricadas aqui na terra pelos governos de diversos países, os mesmos nada mais fazem que por em teste tais aeronaves sem que a grande massa tenha conhecimento. Porém, um ou outro vê e pensa ser algo de outro planeta por nunca ter visto algo parecido.

Contudo, existem pessoas que dizem que tudo isso é invenção de uma mente fantasiosa, ou seja, as pessoas que enxergam objetos voadores não identificados possuem algum tipo de patologia psicológica que a faz fantasiar acerca dessas coisas.

Preconceito acerca da ufologia

Ser um ufólogo não é algo fácil em um ambiente em que as pessoas agem de forma depreciativa sobre aquilo no qual você se propôs a investigar.

Os ufólogos reclamam devido à falta de interesse nos cientistas a aceitarem seus resultados, dizem que um dia a ufologia será aceita como uma ciência pela comunidade científica. Porém, os ufólogos já admitem a ufologia como uma ciência do seu início ao fim.

Fonte:

UFO