Concursos

Por que devo me tornar um Concurseiro?

Essa é uma pergunta que todo brasileiro deveria se fazer. Afinal, tornasse um concurseiro trás muitos benefícios, poderíamos citar em primeira instância a questão do conhecimento, pois iremos estudar conteúdos no qual não estudaríamos caso não fizéssemos uma graduação na área ou tivéssemos interesse no mesmo.

Muitas pessoas desistem de ser concurseiro pela dedicação exigida acerca dos estudos, pois cada concurso poderá, segundo edital, trabalhar áreas diferentes do conteúdo que as pessoas estão normalmente acostumadas.

Atualmente eu estou estudando para o concurso da Polícia Militar do Estado de Alagoas, mas também estou dedicado para o concurso da Polícia Militar do Estado do Maranhão. Minha rotina de estudo não é tão pesada quanto você, que hora me lê, possa imaginar. Afinal, assim como você, eu também possuo outras tarefas diárias.

A grande questão que diferencia um concurseiro de outro é como ele planeja seu horário de estudo, digo isso porque todo concurseiro quer ser aprovado. Logo, o mesmo necessita estudar os temas exigidos em edital.

Mas respondendo a questão tema: você deve se tornar concurseiro pela estabilidade financeira que terá obtendo aprovação, você terá regalias que muitos não possuem. Afinal, ser servidor no Brasil é o ideal de muitas pessoas. No que se refere ao meu planejamento e minhas atividades diárias, eu irei trabalhar a partir do próximo tópico.

Planejamento das tarefas

Como tinha dito anteriormente, eu também possuo outras atividades além de estudar para concursos. Afinal, sou graduando e ainda possuo este blog no qual me atrevo a escrever diariamente.

Todavia, o concurseiro deve ser disciplinado em relação as suas atividades, saber que o seu tempo é muito precioso e que pode ser decisivo para sua aprovação no certame. Dito isto, o concurseiro deve levar em consideração criar uma planilha do seu dia a dia, pois a mesma fará uma diferença gigantesca em sua vida.

Minha planilha de horários em relação ao planejamento de minhas tarefas ou atividades não é algo complexo de outro mundo, pois me limitei a criar algo simples no qual eu pudesse seguir sem distrações.

Planilha de horários

Minha graduação corresponde ao turno vespertino, por sua vez, tenho as manhas e noites livres para estudar para concursos, realizar trabalhos e atividades extracurriculares da graduação, ajudar na limpeza de casa e criar conteúdo para este blog; parece muita coisa para uma só pessoa, mas as coisas são assim.

Outra coisa que não destaquei nesta postagem é a questão do namoro, pois eu possuo uma namorada que também necessita de atenção. Logo, a mesma necessita de tempo no qual eu devo proporcionar. Mas como conciliar tudo isso?

Antes de tudo vocês devem saber que não podem parar de dormir ou dormir pouco, caso contrário, seu rendimento diário irá diminuir. A pessoa deve dormir o necessário para não ficar cansada.

Eu divido meus horários da seguinte forma

 Acordo às 05 horas da manhã;

Tomo banho;

Faço todo meu anseio corporal;

Como alguma coisa;

A partir das 06 horas da manhã começo estudar para concursos;

Termino os estudos para o concurso às 09 da manhã;

09 horas da manhã faço outro lanche e vou fazer alguma atividade de limpeza em casa;

11 horas da manhã tomo outro banho, almoço e vou para a faculdade;

Chego à faculdade torno de 12h10min e/ou 12h20min e vou para o laboratório de informática fazer alguma atividade da graduação; a viagem no ônibus eu fico descansando, não pego em caderno ou livro;

Fico em sala de aula de 13 horas às 17 horas;

As 17:20 inicio resolução de perguntas de concursos passados, fico até às 19 horas;

Às 19 horas eu volto para casa, por sua vez, chego em torno de 20h30min e/ou às 20h40min;

Chegando em casa tomo um banho e vou jantar;

Fico com a namorada de 22 horas às 23 horas conversando no WhatsApp;

Das 23 horas até meia noite eu dedico a produção de conteúdo para o blog, vou dormir por volta das 00h20min ou 00h30min.

Todavia, os finais de semanas não são desta maneira. Eu dedico os finais de semana com a família e a namorada, pois eu só vejo a namorada nos finais de semana. Porém, isso não é um exemplo que você deve seguido, isso é a minha rotina, você deve criar sua própria rotina de acordo com suas atividades. Afinal, nossas atividades irão divergir em sentido e horários.

Fontes:

Quero ser concurseiro. E agora, o que eu faço?

As táticas de estudo de 8 concurseiros aprovados em 1º lugar

10 dicas para concurseiros de primeira viagem

8 características dos concurseiros de sucesso